Quem disse que não dava. O que falta as vezes é força de vontade para concentrar esforços no que realmente é possível.
(Local - Pão de Açúcar - sertão alagoano)
Elisana Tenório - O Jornal
A repórter Elisana Tenório foi até Pão de Açúcar, e conferiu as mudanças na região mais sofrida do Estado.
O verde das matas, das hortaliças e das verduras está deixando o sertanejo cheio de esperança e modificando a tradicional paisagem de chão rachado presente nas conhecidas obras do alagoano Graciliano Ramos. E o frescor do otimismo é refletido na coragem, na determinação e na desenvoltura demonstradas para migrar socialmente: deixar de ser apenas o agricultor, que vivia rezando para que chovesse, e tornar-se o pequeno comerciante que investe em sistema de irrigação para que sua produção, de fato, cresça.
Desde 2007, quando o PAIS – Produção Agroecológica Integrada e Sustentável – foi implantado, o perfil social e econômico de Pão de Açúcar, localizado no Sertão alagoano, a 243 quilômetros de Maceió, vem sofrendo transformações positivas. A agricultura de subsistência – que até então cultivava basicamente arroz, feijão e leite bovino - está sendo substituída pela horta agroecológica, rica em verde, mas também recheada pelo colorido das frutas...
O Jornal foi ao município conferir essa mudança e mostra como a natureza local respira mais aliviada. O alívio chega pela substituição dos nocivos agrotóxicos por insumos naturais, pelo início da autossustentabilidade do setor e pela provável certificação que o Sebrae, muito em breve, dará à produção local, que ficará apta a entrar oficialmente no mercado nacional.
http://mais.al/meio-ambiente/2012/04/01/1353/sustentabilidade-modifica-paisagem-da-regiao
Associação dos Produtores em Agroecologia de Pão de Açúcar (APA) fornece produção para várias prefeituras
Nenhum comentário:
Postar um comentário