A ideia é possibilitar aos consumidores a utilização de fontes renováveis, tais como mini turbinas eólicas e painéis fotovoltaicos.
Nova resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a ser votada na próxima terça-feira em Brasília, quer regulamentar a microgeração de energia, interligando pequenos sistemas à rede. Com a nova medida, consumidores brasileiros poderão produzir a sua própria energia elétrica e receber descontos em suas contas na mesma proporção de sua produção.
A ideia é possibilitar aos consumidores a utilização de fontes renováveis, tais como mini turbinas eólicas e painéis fotovoltaicos. Para fazer parte desta oportunidade, os empreendimentos de microgeração precisarão ter uma potência de até 100kW e estar conectados diretamente à rede.
A redução do custo para o consumidor poderá ir além da conta de luz. Se no modelo antigo, indivíduos interessados em produzir a própria energia precisavam instalar uma bateria que poderia custar até R$ 7 mil por KW, o novo sistema, em que podem conectar os seus microgeradores a distribuidora, o custo se limitará a troca do medidor, que custa cerca de R$ 300.
Ficou interessado em construir um sistema de geração de energia residencial? Então considere os quatro passos sugeridos pelo sócio fundador da Enersud, Luiz Cézar Pereira e boa sorte!
1. Avaliar o consumo de energia;
2. Avaliar a condição solar e de vento do local (pode-se consultar o Atlas do Cresesb/CEPEL);
3. Definir o percentual da energia consumida que será substituída;
4. Consultar fornecedores de equipamentos.
Fonte: http://asboasnovas.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário