Morro de SP é ideal para repor as energias
em uma das cinco praias da ilha, uma das mais famosas e belas do Brasil. Os amantes de uma boa culinária e águas calmas, mornas e cristalinas adoram a terceira praia, onde durante a vazante da maré aparecem diversas piscinas naturais e os peixes comem, literalmente, na mão do visitante.
Para chegar ao local, uma caminhada curtindo as belezas naturais.
Mas, para quem prefere ficar mais perto da “muvuca”, a recomendação é a primeira praia, que fica perto de um penhasco. Entre as atrações estão a descida de tirolesa, uma volta de banana boat e um mergulho na água cristalina. Com exceção da tirolesa, são as mesmas as diversões da segunda praia.
Nela, o turista encontra ainda espaço para um “baba” com os amigos ou um desafio em partidas de vôlei, futevôlei e frescobol. É nesta segunda praia que está a maior quantidade de barracas e restaurantes. À noite, ela se transforma em grande ponto de encontro com gente do mundo todo.
Quarta Praia
Os que gostam do sossego devem procurar a quarta praia, que fica quase deserta mesmo durante a alta temporada. O lugar é frequentado principalmente por estrangeiros. O visitante deve achar natural encontrar uma mulher de topless pegando um bronzeado.
Outro grande atrativo é o show dos peixinhos coloridos quando a maré está baixa. Se você gosta de sossego, águas cristalinas, sombra e água fresca, não deve deixar de conhecer o lugar, que fica a uns 4km do centro. A paisagem conta com vegetação nativa, coqueirais e manguezal.
Os amantes da natureza podem caminhar mais um pouco até a Praia do Encanto ou Quinta Praia, que reúne Mata Atlântica, coqueirais, vastos manguezais e areia bem fina. As águas são calmas quase o tempo todo, atrativos que encantam quem conhece.
“Sempre que posso, eu dou uma passada lá para relaxar”, conta a servidora pública Tamires Carvalho Mendes.
Para chegar às piscinas de água morna, o turista tem a opção de caminhar, logo nas primeiras horas da manhã para evitar o sol, ou contratar o serviço do “besouro”, pequeno trator que é ideal por não atolar na areia. A alguns metros da Encanto, está a praia de Guarapuá, pouco frequentada.
Monumentos
Além das belas praias e natureza, Morro de São Paulo conta com monumentos históricos, como o sobrado que hospedou, em 1859, Dom Pedro II e sua amante, Domitila de Castro do Canto e Melo, a Marquesa de Santos; e o Fonte Grande, que abastecia com água potável os soldados da Fortaleza.
Ele é considerado o sistema de tratamento de água mais avanço da época colonial.
A Igreja Nossa Senhora da Luz, padroeira de Morro de São Paulo, foi construída na primeira metade do século XIX. É possível também visitar as ruínas da Fortaleza de Tapirandu, construída por volta de 1630, com cerca de mil metros de extensão.
De acordo com documentos históricos, ela contava com 183 soldados e 51 peças de artilharia.
Outro ponto que os amantes de história não devem deixar visitar é o Farol, que fica no alto do morro. De lá é possível tirar fotos da diferentes ângulos da ilha, uma das mais apaixonantes do Brasil.
O lugar não deveria ser outro para o final desta temporada do Giro Nordeste. Barco ou lancha rápida são as opções para a travessia. Morro conta com centenas de pousadas e hotéis. Boa viagem! Fotos de Leanne Tavares e Alex Cesar.
http://www2.uol.com.br/aregiao/variedades.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário